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WSOP: escândalos, mitos e status de publicidade do Main Event

WSOP: escândalos, mitos e status de publicidade do Main Event

Você está provavelmente acostumado à proeminência comercial do poker, onde profissionais, corriqueiramente, representam salas de poker, séries possuem patrocinadores no título e os finalistas da WSOP usam roupas de marca que remetem a carros de Fórmula 1.

Mas, nem sempre foi assim.

Se olharmos para as fotos da WSOP antigamente, não existem propagandas nos jogadores. Naquela época, Johnny Moss nem imaginaria colocar um adesivo que promove marcas em sua camisa cara.

Então, quando isso mudou?

Para evitar recontar a história de 50 anos da WSOP, vamos pular para o momento-chave: 2003, quando Chris Moneymaker ganhou a WSOP, iniciando o “Efeito Moneymaker”.

Nessa época, marcas como PokerStars e partypoker já existiam. ParadisePoker, o antigo líder da indústria, já havia ficado para trás, mas tentou uma última aposta para recuperar sua parcela de mercado.

Vamos olhar para a mesa final do Main Event da WSOP em 2003:

Apenas dois dos nove jogadores promoviam marcas. Chris Moneymaker usou um boné da PokerStars e uma polo, enquanto Dan Harrington usava um boné da 888. Outros jogadores, assim como a mesa em si, não possuíam propagandas.

Isso marca nosso ponto de partida.

O início

Nos examinamos todas as mesas finais do Main Event da WSOP entre 2023 e 2025, documentando todos os adesivos de patrocinadores, bonés e promoções nas mesas.

Observe que o pico do poker foi em 2010, logo antes da Black Friday:

Jogadores da Mesa Final da WSOP 2010
Jogadores da Mesa Final da WSOP 2010

Note que, em 2010, Michael Mizrachi fez sua primeira aparição na mesa final do Main Event da WSOP, mas terminou na quinta colocação. Em 2025, ele retornou e se tornou campeão.

Mas, antes de nos debruçarmos sobre dados, vamos desmentir alguns mitos.

Mitos sobre os campeões da WSOP

Mito #1: Joe Hachem e Greg Raymer representaram a PokerStars

Você pode desmentir esse mito em postagens e a té mesmo através da IA. Esse é o famoso Efeito Mandela. Muitas pessoas estão convencidas de que Joe Hachem era o outro representante da PokerStars que ganhou o Main Event em 2005.

Aqui uma foto de Joe Hachem durante o jogo:

Joe Hachem na mesa final da WSOP 2005
Joe Hachem na mesa final da WSOP 2005

Como você pode ver, ele não usou nenhuma propaganda. O torneio acabou no dia 15 de julho, em 2005, mas Joe assinou com a PokerStars apenas no dia 1º de novembro daquele ano.

Por conta da associação gigante de Joe com a PokerStars, através de muita propaganda, as pessoas erroneamente lembram dele representando a marca desde o início.

A situação com Greg Raymer é similar. Ele não era um embaixador da marca até ganhar e assinou somente depois. Apesar dele ter se classificado através de um satélite da PokerStars, diferente de Chris Moneymaker, ele não usou um acessório da marca.

Mito #2: Chris Moneymaker era um embaixador da PokerStars

De fato, o contrato de Moneymaker com a PokerStars só veio depois da vitória. Chris usou o chapéu e polo da PokerStars porque se classificou através do seu satélite, não porque era embaixador. Ele só virou embaixador oficial após ganhar.

Mito #3: jogadores ganham milhões com patrocínios

Durante o boom do poker, patrocínios não-relacionados ao poker (como refrigerantes ou roupas de marca) custavam cerca de US$ 10 mil por evento. Ajustando a inflação nos próximos 15 anos, isso é quase US$ 16 mil em 2025. Os acordos de patrocínio eram feitos diretamente com os jogadores, e organizadores de torneios poderiam (e faziam regularmente) proibir certos patrocínios.

Fatos adversos

  • Algumas vezes, acordos de patrocínios dependem dos jogadores chegarem a certos estágios no torneio. Por exemplo, em 2018, o campeão John Cynn começou a mesa final sem uma marca, mas representou a 888Poker durante o heads-up.
  • Além de marcas de poker e casino, as propagandas frequentemente incluem marcas de álcool, cigarros eletrônicos, suplementos nutricionais e energéticos.
  • Organizações não-lucrativas regularmente aparecem nos finalistas de graça.
  • Os organizações às vezes proíbem certas publicidades nos últimos minutos.

Estatísticas de marca da WSOP

A partir do período analisado, entre 2003 e 2025, nos identificamos 74 marcas diferentes aparecendo nas mesas finais do Main Event da WSOP, incluindo patrocínio de jogadores ou mesa/palco. Em média, aproximadamente duas marcas apareceram em jogadores por ano, enquanto as mesas e o palco tiveram três, em média. O grande choque é: 15 são salas de poker, 26 estão relacionadas ao poker, 10 são de cassinos e 23 são marcas não-relacionadas ao poker.

Nós não contamos com roupas de marcas (como Nike, BOSS e outras) que apareceram nos jogadores naturalmente, e também falhamos na contagem de publicidade algumas marcas não-relacionadas ao poker, entre elas iate clubes e agências imobiliárias. Isso se dá ao fato de que nem sempre é possível identificar as marcas através de suas logos.

Patrocínio de marcas do poker em jogadores

Presença das salas de poker na mesa final do WSOP Main Event (2003 - 2025)
Presença das salas de poker na mesa final do WSOP Main Event (2003 – 2025)

A primeira propaganda apareceu na polo de Chris Moneymaker, em 2003 (PokerStars). Mesmo que Chris não fosse um embaixador oficial ainda, o time de marketing da PokerStars estrategicamente evidenciava jogadores classificados via satélites. Simultaneamente, Dan Harrington promoveu a 888, a marca da 888poker que ainda não havia emergido.

Gradualmente, a presença de marcas cresceu, levando a uma intensa competição entre PokerStars e Full Tilt Poker, algo que mudou abruptamente com a Black Friday.

Após a Black Friday, a 888Poker dominou as propagandas, até que a GGPoker surgiu, tornando-se eventualmente a líder da indústria e dona dos direitos de marca da WSOP.

Propaganda de mesa e salão

Propagandas das mesas e salão no WSOP Main Event (2004-2025)
Propagandas das mesas e salão no WSOP Main Event (2004-2025)

Inicialmente, as mesas não tinham propagandas, além de menções ao cassino sede. A primeira propaganda adicional apareceu em 2024: um produto farmacêutico, Levitra, apareceu por vários anos. Logo, a cerveja Milwaukee’s Best Light e o Jack Link’s Beef Jerky se juntaram.

Isso sugere que as propagandas são fortemente voltadas para públicos masculinos antes das marcas de poker solidificarem o ecossistema.

Comparando com anos subsequentes, ocorreu uma grande diferença nas categorias de produtos patrocinados. Recentemente, dominam o software de poker GTO Wizard, aplicativos sociais de poker acessíveis para jogadores dos EUA (como o PlayWSOP) e uma marca de poker imperou

Foi vista com surpresa a aparição da PokerStars como patrocinadora durante a mesa final do Main Event da WSOP devido a transferências do direito da marca para a NSUS, companhia-mãe da GGPoker.

Jogadores com e sem propaganda

Propaganda em jogadores durante a mesa final do Main Event da WSOP (2003-2025)
Propaganda em jogadores durante a mesa final do Main Event da WSOP (2003-2025)

Esse gráfico diferencia as propagandas que aparecem em jogadores em três grupos: salas de poker, sem propaganda e outras categorias (não-lucrativos, cassinos, plataformas relatáveis ao poker, bebidas e farmacêuticas).

Inicialmente, jogadores sem patrocínios dominavam as mesas. Entretanto, durante o boom do poker, todo lugar disponível para propagandas de marcas do poker tinham uma grande competição entre PokerStars e Full Tilt Poker.

Depois da Black Friday, a Full Tilt Poker desapareceu, e a PokerStars perdeu o mercado dos EUA. Marcas não-relacionadas ao poker apareceram e jogadores sem patrocínios voltaram a subir.

Recentemente, graças a compra dos direitos da WSOP, algumas restrições sob marcas específicas surgiram, reduzindo marcas de poker visíveis em jogadores.

PokerStars vs Full Tilt Poker

PokerStars vs Full Tilt Poker nas mesas finais do WSOP Main Event (2023-2025)
PokerStars vs Full Tilt Poker nas mesas finais do WSOP Main Event (2023-2025)

Nos também estudamos a rivalidade entre PokerStars e Full Tilt Poker, durante o auge do boom do poker. A PokerStars investiu fortemente em propagandas de mesas finais, mas a Full Tilt Poker tomou conta agressivamente após a UIGEA. A FTP claramente focou no mercado dos EUA através da publicidade em jogadores profissionais.

A ausência da PokerStars em 2004 e 2005, quando Greg Raymer e Joe Hachem ganharam, é explicada na seção de mitos. Rever essas finais confirma que nenhum jogador usou adesivos da PokerStars no evento; ambos assinaram depois.

Após a Black Friday, a Full Tilt Poker nunca se recuperou, desaparecendo das propagandas para sempre. A PokerStars mudou sua estratégia para atletas e influenciadores, cessando as propagandas em mesas finais. A 888Poker ocupou esse vácuo após a BlackFriday.

Escândalos relacionados a propagandas

Banimento da WPT em 2025

Anualmente, a mesa final do WSOP Main Event se torna objeto de escândalos e debates. Em 2025, a controvérsia começou com a restrição de propagandas da WPT. Ao menos dois jogadores – Adam Hendrix e Braxton Dunaway – planejavam representar a WPT, incluindo o ClubWPT Gold, mas receberam alertas do diretor de torneios Jack Eiffel logo antes do início do jogo.

“Jack veio até mim enquanto eu entrava e me disse para tirar o adesivo por conta dos problemas entre WPT e WSOP. Eu disse que era um caso totalmente diferente já que ali não haveria mais dinheiro, independente de quem ganhasse. Ele disse que não importava. Eu deveria tirar ou não poderia jogar. Tranquilo”, escreveu Adam Hendrix nas redes sociais. “Isso também aconteceu com Braxton Dunaway. Ele usava um adesivo e removeu rapidamente após mim.

Até mesmo propagandas grátis, para organizações não-lucrativas, já foram banidas:“Eu tinha uma fundação para policiais falecidos e Michael Mizrachi foi impedido de usar o seu adesivo durante a mesa final do Main Event em 2010, mesmo tendo usado durante todo o ano. Muitos usaram durante o evento, como Kelly Kim, Chino Rheem, Mark Seif e Kristy Gates. Fiquei muito desapontado. Eu não dava dinheiro para eles, eles faziam isso em suporte a fundação”, escreveu um internauta.

Proibição de propaganda da DraftKings

Em 2015, os organizadores da WSOP removeram a imagem da DraftKings durante a transmissão da mesa final, após muitas críticas nos EUA. A DraftKings quem pediu a remoção, distanciando a marca do poker.

Em adição a intriga, o finalista Max Steinber se classificou via um satélite de US$ 27 da DraftKings, sendo obrigado por contrato a usar uma propaganda da marca.

O que aprendemos?

Após revisar 22 anos das imagens do Main Event da WSOP, observamos como as propagandas de jogadores e mesas mudaram. Isso é o que aprendemos:

  • Antes de colocar uma propaganda, faça questão de que os organizadores de torneios permitem: ou inclua uma clausula em contrato que ligue um pagamento a visibilidade publicitária.
  • Propagandas mudam às vezes, dependendo da fase do torneio. Novos patrocinadores podem aparecer no 4-max ou no heads-up – e esses lugares normalmente vem ter status de premium.
  • Bonés são a maneira mais visível de marcas nas transmissões – eles rotineiramente estão nos close-ups.
  • Logos nas camisas raramente são legíveis nas câmeras.
  • Evite logos complicados – deixe o nome do seu site visível e legível.
  • Escolha jogadores que são expressivos e ativos na mesa. Ninguém quer ver um cara usando um óculos escuro e capuz e que não fala nenhuma palavra durante todo o dia.
  • Se está fazendo publicidade de um produto – mostre o produto. Após anos de propaganda do Jack Link’s Beef Jerky, nunca vimos uma única pessoas comer ele na câmera.
  • Combine exposição de vídeo com suporte online: crie campanhas paralelas nas redes sociais durante a WSOP – reações, memes, bastidores dos jogadores – isso tudo adiciona sinergia.